Produtividade, no setor industrial, é uma qualidade que não depende exclusivamente da disciplina e aplicação de sua mão de obra. Afinal, o equipamento industrial tem sua parcela de responsabilidade na demanda e entrega de sua capacidade produtiva.

Acontece que para que ocorra esse alinhamento entre seus colaboradores e o maquinário, é importante contar com um monitoramento constante das condições dos equipamentos. Uma prática que pode afastar o seu negócio de muitos imprevistos.

E, neste post, vamos falar um pouco da respeito a importância de acompanhar as condições de cada equipamento sob a sua gestão. Confira os motivos logo a seguir!

A importância em realizar a manutenção preditiva do equipamento industrial

Como antecipamos, para uma empresa manter sua vantagem competitiva frente à concorrência é preciso confiar plenamente em sua equipe e equipamentos.

E isso parte, diretamente, do cuidado tomado com a manutenção periódica em suas máquinas e equipamentos, cuja relevância impacta na redução de custos e gastos com correções e eventuais consertos, devido a imprevistos, bem como evita prejuízos decorrentes de um equipamento parado por mal funcionamento.

Outro aspecto a ser observado, nesse sentido, é que o desempenho do equipamento pode interferir também em sua capacidade produtiva.

Assim, gradativamente, o processo produtivo pode ser prejudicado. Até por isso, a harmonia em toda a capacidade produtiva do seu negócio está também ligada à atenção que você dá à manutenção preditiva do seu equipamento.

Por fim, podemos incluir a segurança do trabalho como fator determinante para cuidar do seu maquinário. Afinal, os acidentes no ambiente produtivo ainda são recorrentes, no setor industrial, e alguns deles podem ocorrer justamente por meio de algum problema no equipamento.

Outros benefícios apontados com a manutenção preditiva

Com a importância da manutenção preditiva devidamente registrada, podemos apontar os seguintes benefícios – imediatos ou em médio prazo – de abordar essa prática no dia a dia de sua empresa. Entre os principais:

  • Mais segurança no ambiente de trabalho: áreas produtivas mais controladas, com o equipamento sob rígida inspeção, o que reduz significativamente o risco de acidentes;
  • Mais tempo produtivo: com menos tempo gasto em consertos e interrupções decorrentes de algum mal funcionamento, seu equipamento funciona mais e por mais tempo;
  • Desempenho melhor: com a manutenção em dia, seu equipamento rende o esperado e minimiza ao máximo a probabilidade de baixo desempenho de suas funções;
  • Prolongamento de vida útil: com os equipamentos em dia, com sua manutenção, sua empresa se beneficia por mantê-los rodando por mais tempo, reduzindo gastos com consertos e, inclusive, com a substituição de equipamentos.

Dessa maneira, podemos apontar a economia, a qualidade produtiva e a capacidade de manter a quantidade de produção necessária para manter o seu negócio competitivo. E isso tudo com a implementação de uma rotina de manutenção preditiva.

E, se isso é importante para a condução da rotina de sua empresa, para a gestão do seu negócio isso torna-se um trunfo.

Afinal, trata-se de uma cultura baseada em prevenção e no aumento da qualidade do serviço prestado. Uma atitude que desenvolve a qualidade de vida dos seus operadores, promove mais benefícios para o público-alvo e agrega mais valor à sua marca.

Por isso, para saber um pouco mais a respeito da manutenção preditiva, entre em contato conosco e confira como a MMtec pode criar uma solução personalizada para você!

preencha o Checklist MMtec gratuitamente!

Open

Solicite um Orçamento