Com a manutenção preditiva é possível observar as reais condições dos equipamentos industriais e, com isso, compreender seu processo de degradação. Todas as técnicas utilizadas fornecem uma visão geral dos equipamentos, determinando qual o seu estado, o tempo necessário para a manutenção, assim como o motivo para realizá-la.
Atualmente, o conceito de manutenção preventiva (prevenir) está cada vez mais dando lugar a preditiva (de prever), pois a tecnologia atual permite que as fábricas possam antecipar os problemas antes que eles aconteçam.
Essa visão geral dos equipamentos é importante para assegurar a eficiência da cadeia produtiva, identificando problemas em estágio inicial, evitando desmontagens desnecessárias para inspeção e contribuindo para o custo-benefício da sua empresa.
Quais os serviços oferecidos pela MMTec?
As máquinas em funcionamento produzem vibrações que levam a um processo de deterioração a longo prazo. Ao detectar qualquer alteração nas vibrações, é possível saber o real estado da máquina e identificar falhas em qualquer componente. Para isso, são colocados captadores de vibrações em pontos estratégicos dos equipamentos e estas podem captar se os rolamentos estão deteriorados, se as engrenagens estão com defeitos, desbalanceamento de rotores, acoplamentos desalinhados, vínculos desajustados, alguma deficiência na lubrificação, estado real das buchas, ausência da rigidez e problemas aerodinâmicos, hidráulicos ou de cavitação.
Com suas aplicações iniciais para fins bélicos, a termografia é excelente para identificar qualquer anormalidade em máquinas, instalações e processos industriais, sendo fundamental para identificar falhas de forma não invasiva. Basicamente, a termografia detecta a radiação infravermelha emitida pelos corpos com intensidade proporcional a temperatura. Sendo uma das técnicas mais recorrentes no conceito de manutenção preditiva devido a sua agilidade e fácil visualização, a termografia detecta alterações na temperatura e, portanto, é possível identificar com antecedência qualquer irregularidade que pode vir a causar uma falha, pois o aquecimento acima do normal acaba provocando desgaste, oxidação, mau contato e, em casos mais graves, a sobrecarga dos circuitos.
Utilizando um ultrassom, é possível detectar irregularidades no volume do material e medir as espessuras, que podem ser feitos tanto em metais ferrosos ou não ferrosos, quanto em estruturas não metálicas. A onda ultrassônica passa por um transdutor e verifica os ecos recebidos. É nesse processo que as falhas internas como vazamentos ou espessuras são identificadas. Com isso, é possível monitorar frequências inaudíveis ao ouvido humano, identificando quaisquer problemas nas espessuras no lado interno da máquina.
É utilizado para detectar descontinuidades superficiais e sub superficiais em materiais ferromagnéticos, incluindo defeitos como trincas, junta fria, inclusões, gota fria, dupla laminação, falta de penetração, dobramentos, segregações etc.
Benefícios da visão geral dos equipamentos
Como dito anteriormente, essa visão geral dos equipamentos ajuda a antecipar falhas e saber as reais condições das máquinas através do diagnóstico das mesmas.
Um equipamento de grande porte, por exemplo, sem ter uma análise oriunda da manutenção preditiva, pode representar um grande desafio, ter alto custo, além de um gasto de tempo que poderia ser evitado.
Ou seja, ela tem por finalidade indicar as reais condições de funcionamento das máquinas com bases de dados que informam seu desgaste e, portanto, pequenas falhas que eventualmente poderiam se tornar grandes problemas podem ser corrigidos imediatamente, sendo a opção mais viável e segura de manutenção.
Com a manutenção preditiva, o empresário não só reduz de forma significativa os custos de manutenção, mas também aumenta a produtividade, otimiza o gerenciamento do controle de materiais, diminui estoques de produção, melhora a segurança dos funcionários, aumenta a credibilidade do serviço oferecido e diminui a quantidade de peças de reposição.
Isso porque ele determina de forma antecipada a necessidade de serviços de manutenção numa peça específica do equipamento, eliminando a necessidade de desmontar as máquinas para investigar o defeito. Consequentemente, há um aumento na vida útil do equipamento, reduz a necessidade de manutenções emergenciais, aumenta a confiança de um equipamento ou linha de produção e determina de forma antecipada as interrupções de fabricação para cuidar de equipamentos que necessitam de manutenção.