Tratamos muito em nosso blog sobre a importância da manutenção preditiva para ter mais produtividade, economia e vantagem competitiva à sua empresa.
Acontece que, dentro desse amplo setor, existem nichos que devem ser avaliados individualmente mediante a necessidade e objetivos de sua empresa.
É o caso, por exemplo, da análise de vibração, cuja funcionalidade se dá em ocasiões específicas, visando mais capacidade produtiva ao seu maquinário.
Para que você também perceba a importância desse tipo de serviço inserido em sua rotina de manutenção preditiva, este artigo vai mostrar a você o conceito e importância da análise de vibração e por que fazê-la em sua empresa. Acompanhe!
O que é a análise de vibração?
É comum que os equipamentos e máquinas que a sua equipe utilize, no dia a dia, emitam vibrações. Algumas perceptíveis, outras não.
Dessa maneira, a análise de vibração é baseada na ideia de que esse tipo de maquinário emite sinais vibratórios que têm muito a dizer para quem estiver medindo-os.
Ou seja: com o auxílio de uma aparelhagem especial para captar essa frequência, é possível avaliar a origem de cada esforço que ocorre quando suas máquinas estão em funcionamento.
Assim que detectados e identificados esses fenômenos, os aparelhos específicos usados nesse tipo de serviço conseguem apontar todo tipo de alteração excessiva na frequência das vibrações.
Dessa maneira, quando a análise de vibração faz parte de sua gestão de manutenção preditiva, é possível antecipar-se e avaliar como anda a qualidade do seu equipamento, apontando, inclusive, o momento ideal para substituir ou reparar algum componente ou elemento.
Quais tipos de falhas a análise de vibração revela?
Em geral, é possível avaliar os seguintes componentes e ações dos equipamentos de sua empresa:
- Os rolamentos e as suas respectivas resistências (visando analisar o desgaste das mesmas);
- Qualquer tipo de problema ou defeito nas engrenagens;
- Algum tipo de desalinhamento nos acoplamentos;
- Falta de balanceamento nos rotores;
- Deformidades nos eixos do maquinário;
- Folgas em excesso nas buchas dos equipamentos;
- Algum inconveniente hidráulico ou aerodinâmico.
Ou seja: uma extensa lista que merece a atenção de sua empresa para garantir que o equipamento esteja sempre funcional e em sua melhor capacidade de operação.
Por que contar com uma empresa especializada nesse serviço?
Como a análise de vibração é um serviço de extrema cautela e qualificação a ser operado, é mais conveniente o investimento em uma empresa que seja especialista no assunto.
Afinal, o custo pode ser ainda mais elevado quando você opta por fazer internamente a análise. Isso porque você vai depender de uma mão de obra qualificada e contar com custos relativos aos aparelhos e sensores capazes de tornar a energia mecânica das vibrações em sinais elétricos.
Por sua vez, deixar essa responsabilidade para uma empresa com vasta experiência no ramo pode ser um diferencial e tanto para o seu negócio. Principalmente, porque a análise de vibração demanda uma série de etapas para a sua implantação, como:
- A definição de cada equipamento a ser monitorado;
- O cadastramento de cada um, apontando os parâmetros e níveis ideais de medição;
- O acompanhamento e avaliação dos resultados;
- A realização de um relatório com as condições de cada maquinário avaliado;
- As ações estratégicas para evitar qualquer tipo de problema nas máquinas.
Dessa maneira, a sua empresa se garante de mais conveniência e praticidade, à medida que uma empresa do ramo pode acrescentar a análise de vibração em sua rotina de manutenção preditiva.
Como resultado, os seus equipamentos ficam mais seguros e cada vez mais blindados contra imprevistos, a sua equipe consegue ser mais produtiva e o seu negócio pode crescer exponencialmente a partir desse serviço.
Agora, caso você queira saber um pouco mais a respeito desse tipo de solução, e como incluí-la em sua gestão de manutenção preditiva, convidamos você a conhecer o Diagnóstico Manutenção Preditiva, uma ferramenta que consegue simular as melhores condições de acordo com as suas necessidades e objetivos!