Preveja o desgaste do maquinário com precisão e otimize as paradas para manutenção
Sobre a Análise ODS
A análise ODS (Operating Deflection Shape ou Forma de Deflexão Operacional) é uma técnica utilizada para observar, medir e avaliar padrões de vibração de máquina sob a incidência de forças operacionais desconhecidas.
Ela permite prever o desgaste das partes móveis, dos pontos de fixação e da própria estrutura de um equipamento, antevendo a necessidade de trocas com alta precisão e minimizando paradas imprevistas.
Funcionamento da Análise ODS
Etapa 1: Modelagem do equipamento em 3D Gera um modelo tridimensional simplificado para ser alimentado com dados reais coletados na operação.
Etapa 2: Mensuração de dados Com o equipamento em operação, define-se pontos para medição dos níveis de vibração, identificando frequências lineares e não-lineares das forças atuantes na máquina.
Etapa 3: Modelagem do equipamento em 3D Com o modelo em 3D e os dados coletados, são feitas análises e simulações do modo operacional do equipamento, revelando pontos de atenção que podem demandar ações de manutenção.
Benefícios da análise ODS na manutenção preditiva
Permite observar e analisar o comportamento dinâmico fora da curva de normalidade de sua máquina
Ajuda a identificar problemas em qualquer tipo de equipamento rotativo, bases associadas ou quadros
Seu maquinário não precisa ser movido de sua planta industrial para correções, minimizando o tempo de parada da produção