A manutenção preditiva eleva qualidade da sua operação e dos produtos que a sua empresa produz.
Isso se dá, sobretudo, pela função específica desse tipo de manutenção. Ela substitui a ação de “apagar incêndios” por um planejamento elaborado conforme as necessidades de sua operação e prioridades de cada ativo.
Assim, a manutenção preditiva dos equipamentos é fundamental para que sua empresa possa fazer entregas de qualidade.
Por que isso ocorre? Simples: funcionando da maneira esperada, os equipamentos produzirão itens que atendam aos padrões de exigência de seus clientes. Ou, até mesmo, que superem as expectativas.
De maneira inversa, máquinas que não estão funcionando da forma que deveriam não conseguem suprir as demandas do processo produtivo de forma devida.
E o pior é que esse funcionamento fora dos padrões estabelecidos pode ocorrer sem apresentar falhas visíveis ou sem que ocorram paradas não programadas.
Em outras palavras, você só saberá que os produtos estão aquém do desejado quando verificar o resultado da produção.
Por fim, vale lembrar que um cronograma de manutenção preditiva bem elaborado permite o devido cumprimento dos prazos estabelecidos por sua empresa com cada cliente.
Diante desses pontos tão críticos para a saúde de uma empresa – seja ela relacionada à sua reputação no mercado, seja ela relacionada às suas vendas – é fácil concluir que a manutenção preditiva eleva qualidade dos produtos.
E, ainda, influencia diretamente na relação se sua marca com o seu mercado de atuação.
Por que a gestão de qualidade é tão importante?
A gestão de qualidade deve estar presente em todos os processos de uma empresa e, de modo especial, em sua linha de produção.
Por gestão de qualidade entendemos um processo minucioso e contínuo de avaliação de tudo aquilo que é feito dentro de uma empresa, em seus diversos setores.
O objetivo dessa prática é identificar qualquer possível desvio em procedimentos que possam causar rupturas significativas em uma produção, em um atendimento ou em outros pontos.
No entanto, quando se trata da linha de produção, a gestão de qualidade é um capítulo à parte.
Afinal, a falta desse controle gera problemas sérios, como por exemplo: devolução do pedido, necessidade de recall, perda de clientes. Em casos mais graves, um item fora dos padrões pode ocasionar até acidentes.
Uma boa gestão nessa área garante que os itens sejam produzidos conforme as normas estabelecidas. Além disso, também certifica a empresa de que tudo realmente vai bem no atendimento às demandas do cliente.
Essa condição ideal de produto exige matéria-prima confiável, equipe treinada e apta a executar suas tarefas e operar o maquinário, equipamentos de excelência e, claro, bem cuidados!
Nesse cenário, a manutenção preditiva tem importante papel para manter a planta industrial funcionando corretamente – saiba mais no tópico a seguir.
Manutenção Preditiva eleva qualidade dos produtos, entre outros benefícios
O objetivo da manutenção preditiva é usar análises para verificar as condições de equipamentos. Entre as principais técnicas desse tipo de manutenção temos: análise por vibração, termografia, análise de trincas, medição de espessuras e Inspeção NR13.
Sua premissa é identificar falhas futuras, corrigindo-as antes que se instalem na máquina, causando grandes transtornos.
Dessa forma, a manutenção preditiva eleva qualidade dos produtos e vai além, proporcionando muitas outras vantagens. Vejamos algumas delas.
Maior produtividade
Para começar, o tempo de parada para inspeção e eventuais reparos é bem mais curto, o que significa maior produtividade. Inclusive, pode ser programada para o final de semana ou feriado, por exemplo.
Sem contar que um trabalho devidamente planejado, garante que todos os itens necessários – ferramentas, peças de reposição, etc. – estarão à mão.
Não menos importante é que a equipe se prepara para realizar o trabalho específico, o que eleva a qualidade dos serviços realizados.
Manutenção preditiva eleva qualidade operacional e economia
Por se antecipar à quebra, evitando reparos de última hora, a manutenção preditiva reduz custos.
Primeiro porque evita quebras que impedem o equipamento de estar em funcionamento, mas também porque evita gastos com horas extras.
Além disso, as compras de peças e outros itens para a execução do trabalho é feito com antecedência, permitindo melhores negociações.
Ou seja, manutenção preditiva eleva qualidade e também é um excelente investimento para a empresa.
Aumento da vida útil de equipamentos
Máquinas consomem grande parte do orçamento de um negócio. Portanto, é natural que prolongar ao máximo sua vida útil é ótimo para a empresa.
Sem contar que isso também colabora para a agenda de sustentabilidade organizacional, evitando sucateamento precoce do maquinário.
Como vimos, a manutenção preditiva eleva qualidade dos produtos e oferece muitas outras vantagens aos seus negócios. Desde que você conte com especialistas para planejar e executar seu planejamento.
A MMtec possui grande expertise em manutenção industrial e está preparada para cuidar de seus ativos. Acesse agora mesmo nosso simulador e saiba como anda esse processo em sua empresa!