A Curva ABC é uma metodologia de categorização usada para organizar informações segundo sua importância.
Muito usada para auxiliar nas análises e elevar o nível de assertividade das decisões, é uma excelente ferramenta de apoio para a gestão de manutenção preditiva.
Isso acontece porque ela determina o valor/prioridade de cada ativo, garantindo que os reparos sejam corretamente efetuados. E dentro do período adequado para cada equipamento manter boa performance e ter maior vida útil.
Essa metodologia também é útil para a gestão de estoque de peças de manutenção ser inteligente. Afinal, a falta de um controle eficiente leva a:
- Estoque insuficiente, podendo ocasionar inatividade produtiva, causando possíveis atrasos na entrega de pedidos e descontentamento dos clientes;
- Excesso de itens em estoque, representando custos adicionais de compra, de armazenamento e até riscos de obsolescência dos materiais guardados por longos períodos.
Continue a leitura e entenda o conceito e as vantagens da Curva ABC para a manutenção preditiva!
Saiba mais sobre a Curva ABC
Derivada do Princípio de Pareto, a curva ABC categoriza cada item (máquinas, peças de reposição, entre eles) segundo sua importância e/ou impacto para o setor produtivo.
Com base na regra 80/20 de Pareto, a análise ABC identifica os 20% de bens que correspondem à maior parte das necessidades (cerca de 80%) da empresa.
Para isso, considera sua demanda e o valor/importância dos equipamentos, o que muda de empresa para empresa, conforme necessidades específicas.
Assim, aplicando o conceito, é possível categorizar máquinas e instrumentos segundo seu valor para o setor produtivo. Segundo a Curva ABC a categorização dos bens é a seguinte:
- A: 20% dos itens que correspondem 80% dos valores produtivos
- B: 30% dos itens, representando 15% da produção
- C: 50% dos itens em uma correspondência de 5% dos valores da empresa.
A título de exemplo, pensemos em uma linha completa de engarrafamento de bebidas. Ela possui enchedoras, rotuladoras, inspecionadoras, transportadoras, entre outras máquinas.
No entanto, mesmo que todas tenham seu papel na linha de produção, a enchedora se destaca. Assim, ela ficaria na categoria “A” da Curva ABC, considerando sua importância na produtividade da empresa.
Na prática, o equipamento ganha prioridade nas inspeções e reparos, uma vez que os prejuízos provenientes de sua inatividade seriam muito maiores do que os demais ativos da planta industrial.
Dessa forma, a manutenção preditiva torna-se a principal aliada para manter esse precioso ativo em pleno funcionamento – e pelo maior tempo possível.
A mesma categorização pode ser aplicada aos itens de estoque para definir os prioritários (A) e os menos utilizados (B ou C).
Aplicando a análise ABC na manutenção preditiva
Partindo das análises da Curva ABC, é possível elaborar um plano de manutenção pautado em dados.
Máquinas classificadas na categoria A podem ser avaliadas em períodos mais curtos, por exemplo. Enquanto as enquadradas na B e C, podem ser inspecionadas em intervalos maiores.
Até mesmo o tipo de manutenção pode ser definido com base na Curva ABC – veja a seguir:
- A – Manutenção Preditiva: por exigir acompanhamento maior, mas permitir realizar apenas intervenções realmente necessárias, já que detecta problemas em estágios iniciais. Ou seja, aumenta a disponibilidade e a confiabilidade;
- B – Manutenção Preventiva: tem intervalos maiores, mas pode resultar em gastos desnecessários. Exemplo: troca de peças que ainda estão em condições de uso;
- C – Manutenção Corretiva: precisa de mais tempo de parada para investigar e corrigir falhas e repor peças. Assim, costuma elevar o custo das peças e da interrupção em si.
Ainda que haja espaço para os 3 tipos de manutenção, como podemos observar, a manutenção preditiva é a opção que oferece a melhor relação custo-benefício.
Desde que seja executada por profissionais altamente capacitados, caso dos especialistas da MMtec, empresa referência no setor.
Benefícios da Curva ABC na gestão de manutenção industrial
Está claro que a categorização de prioridades com base em análises, alicerçada na manutenção preditiva, gera vantagens para a empresa. Entre elas:
- Melhor distribuição do orçamento destinado à manutenção;
- Cronograma de monitoramento e outras ações de controle segundo a importância de cada máquina.;
- Redução de custos ao evitar: compras desnecessárias de peças sobressalentes, aquisições de urgência, interrupções não programadas para reparos e longos períodos para consertos;
- Gestão eficiente de estoque de peças sobressalentes, evitando falta ou excesso de itens;
- Investimento na planta industrial conforme importância de cada ativo.
E essa lista de benefícios fica ainda maior quando sua empresa tem a MMtec e seu time especializado como parceiros em manutenção industrial – confira depoimentos de nossos clientes!
Além de experiência e atualização nas técnicas de manutenção, a MMtec possui flexibilidade para acompanhar o crescimento de seus negócios.
Sempre oferecendo as melhores soluções para seus ativos terem um excelente desempenho e vida útil longa.
E, então, gostou de conhecer o papel da Curva ABC na manutneção de sua planta industrial? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades, começando com a leitura de: