Uma política de manutenção que inclua a Inspeção NR-13 eleva a segurança em caldeiras e vasos de pressão de sua empresa.
Afinal, caldeiras e vasos de pressão podem representar riscos para suas operações quando não funcionam perfeitamente, já que o conteúdo desses recipientes é mantido a uma pressão mais alta do que a pressão circundante.
Sendo assim, quando não é monitorada e mantida corretamente, pode causar problemas sérios, incluindo danos ao maquinário e à integridade física das pessoas que circulam pelo ambiente.
Tanto que, de tempos em tempos, chegam até nós notícias de acidentes graves que causam destruição e até óbitos.
Para evitar que esses problemas ocorram, é essencial incluir a Inspeção NR-13 e outros cuidados na rotina de manutenção desses ambientes. Saiba mais a seguir.
Riscos potenciais dos vasos de pressão e caldeiras
É muito importante reconhecer os principais riscos que envolvem um ambiente onde operam vasos de pressão e caldeiras, tendo em vista as graves consequências que eles oferecem. São eles:
Vazamentos
Provenientes de falhas nos sistemas de vedação, como conexões e juntas, os vazamentos podem gerar liberação de substâncias químicas tóxicas e inflamáveis, ocasionando riscos para a saúde dos colaboradores e danos ambientais.
Além disso, os vazamentos aumentam os riscos de explosões, por criarem uma atmosfera explosiva, e também podem afetar a qualidade dos produtos ou processos. Tudo isso gera prejuízos financeiros consideráveis à empresa.
Explosões
Adotar a Inspeção NR-13 eleva a segurança e ajuda a evitar um dos maiores problemas que rondam as caldeiras e vasos de pressão: as explosões, tão temerárias para máquinas e pessoas.
Elas podem ocorrer quando a pressão interna do equipamento fica maior do que ele pode suportar, em função de uma variedade de condições que ocasionam falhas nos dispositivos de proteção.
A NR-13 estabelece requisitos que, quando seguidos, inibe a ocorrência desse tipo de acidente.
Incêndios
Além de explosões e vazamentos, os incêndios podem ocorrer quando substâncias inflamáveis entram em contato com fontes de calor ou chamas.
Além da adoção de sistemas de proteção, como extintores, alarmes e planos de emergência para essa situação, as inspeções e manutenção regulares são a principal forma de evitar problemas desse tipo.
Exposição a substâncias nocivas
Alguns processos industriais utilizam substâncias nocivas e, nesses casos, havendo vazamentos ou rupturas nos equipamentos, podem ocasionar problemas à saúde de quem está envolvido na operação.
O resultado pode ser danos leves e tratáveis ou, até mesmo, condições mais complexas, onde a saúde do colaborador é seriamente comprometida.
A Inspeção NR-13 eleva a segurança também nesse caso, indicando as boas práticas para controlar esses riscos.
Colapso Estrutural
Quando um equipamento é submetido a cargas superiores ao seu limite de resistência ou quando ocorre corrosão, desgaste, falha de soldagem, entre outros fatores, pode haver um colapso estrutural.
A melhor maneira de evitar esse problema é com medidas preventivas, como um bom plano de manutenção preditiva que permita identificar e corrigir falhas, mantendo a integridade dos equipamentos.
Inspeção NR-13 eleva a segurança e traz mais confiabilidade para suas operações
Apostar na Inspeção NR-13 garante todas as verificações e testes para adequar, documentar e viabilizar o uso seguro de caldeiras, vasos de pressão, trocadores de calor e tubulações de sua indústria.
Além disso, garante que suas operações se mantenham em total conformidade com as determinações do Ministério do Trabalho – por envolver a segurança dos colaboradores.
Ao contar com suporte especializado, como o prestado pela MMtec, você vai garantir a segurança adequada desses equipamentos através de procedimentos como:
Inspeção de segurança em vasos de pressão
A inspeção NR-13 eleva a segurança por meio da realização de teste hidrostático e ultrassom – técnicas não destrutivas – e inspeções visuais e de dispositivos de segurança, tanto em vasos de pressão vertical, como horizontal e manifolds.
Inspeção de segurança em caldeiras
O processo utiliza teste hidrostático, ultrassom e líquido penetrante para verificar possíveis rupturas, fissuras e trincas – bem como, qualquer sinal que possa representar riscos.
Inspeção de segurança em tubulações
Nas inspeções que envolvem tubulações – conjunto de tubos e acessórios destinados ao transporte de fluidos para processos industriais e armazenamento – é realizada medição por ultrassom e, também, teste de estanqueidade nos seguintes tipos de tubulação:
- Tubulação de Gás Natural
- Tubulação de Sprinkler
- Tubulação de GLP
Dessa forma, o objetivo é garantir o bom funcionamento dos sistemas, proporcionando mais segurança à planta industrial. Além de garantir a preservação da saúde de todos os colaboradores, da comunidade e do meio ambiente.
Inspeção de segurança em tanques
São efetuadas inspeções internas e externas, através de ensaios por líquido penetrante e medições por ultrassom.
Assim, os serviços de inspeção e calibração dos tanques permitem eliminar0 riscos de segurança para os colaboradores e evitar danos ao meio ambiente ou prejuízos financeiros.
CONHEÇA O CASE MMTEC E VEJA COMO A INSPEÇÃO NR-13 ELEVA A SEGURANÇA DE OPERAÇÕES COMO A SUA.