A análise de árvore de falhas é uma metodologia indicada para descobrir a raiz de problemas em equipamentos. Mas ela também permite avaliar o funcionamento de um conjunto de componentes.
Siga na leitura e descubra o que é, quais os benefícios e como aplicar essa ferramenta para elevar o nível de disponibilidade de sua planta industrial.
Entendendo o conceito da árvore de falhas
Também conhecida pela sigla FTA (do inglês fault-tree analysis), a árvore de falha é uma abordagem que visa identificar a causa raiz de uma falha.
Além disso, o método ajuda o gestor de manutenção a identificar como um equipamento pode apresentar falhas. Bem como projetar os riscos provenientes desses problemas.
Outro aspecto importante da análise de árvore de falhas é que ela ajuda o responsável a ter uma estimativa da frequência de acidentes de trabalho decorrentes desse problema. E, o que é mais importante, permite implantar medidas preventivas para reduzir esses riscos.
Sendo assim, adotar essa análise, gera benefícios importantes. Entre eles:
Mapeamento de Falhas
A aplicação da análise de árvore de falhas permite mapear e identificar de modo confiável o tipo de falha que pode interferir na performance do ativo. Elas podem ser:
- Primária, isto é, relacionada ao componente que falhou;
- Secundária, uma consequência da falha primária.
Ou seja, se a falha inicial tivesse sido evitada, outras não ocorreriam!
Maior segurança no trabalho
Identificar possíveis problemas, antes que ocorram, permite à empresa criar ações que aumentem a segurança no ambiente de trabalho.
Isso aumenta a conformidade e a proteção de um dos maiores ativos de toda companhia: seus colaboradores.
Criar um plano de manutenção preditiva com base em criticidade
A análise de árvore de falhas permite estabelecer prioridades no planejamento de inspeção e reparos, considerando nível de falhas e de criticidade de cada máquina.
Assim, além de considerar quais ativos apresentam maior possibilidade de falhar, também leva em conta os equipamentos que são mais importantes para a linha de produção.
Reduz o risco de paradas não programadas
Conhecer os riscos de cada ativo e aplicar os cuidados de manutenção preditiva, evita interrupção na produtividade.
Desse modo, além da parada para reparos ser planejada, ela é mais rápida e eficiente, uma vez que vai na raiz do problema.
Menores custos para a organização
Além de todas as vantagens já citadas, a análise de árvore de falhas ajuda a reduzir custos.
Permitindo a manutenção preditiva, altamente eficiente e mais rápida do que outras formas de cuidar dos ativos, o gestor otimiza os investimentos.
Isso acontece porque amplia a vida útil do equipamento, evita gastos extras com compra de peças de reposição em esquema de urgência, etc.
Como aplicar a análise de árvore de falhas
Com tantos benefícios importantes para a manutenção, só resta saber como aplicar na prática esse conceito.
O primeiro passo é usar a própria falha para identificar suas causas. Para isso, você pode reunir seu time para tornar o processo mais produtivo e promover maior interação entre todos.
Descubra qual o tempo de duração e quais os impactos a ela relacionados. Faça uma lista com as causas em potencial que levaram ao problema, como:
- Erro do operador;
- Falha em um dos componentes;
- Problema com a rede elétrica da empresa;
- Tempo de uso da máquina;
- Falta de inspeção, etc.
Depois, que definir as possíveis causas, elabore um diagrama com essas informações. Após a montagem, avalie as possíveis causas para determinar a probabilidade de cada uma ter ocorrido e, assim, chegar àquela que é a mais provável.
Veja, abaixo, um modelo de análise de árvore de falhas, onde a conclusão é que uma sobrecarga (2) gerou um curto-circuito (1), levando à queima do motor (falha).
Fonte: AQUI
O próximo passo da análise de árvore de falhas usada na manutenção industrial é estabelecer medidas preventivas para eliminar que o mesmo problema volte a ocorrer.
Se for de origem mecânica, vale rever o planejamento de manutenção. No caso de falha humana, treinamentos para a equipe são uma boa solução.
Finalmente, deve-se monitorar todas as ações implantadas para certificar-se de que tiveram o efeito desejado. Ou seja, eliminaram o risco do problema se repetir.
Se as falhas persistirem, será preciso uma nova análise da árvore de falhas para identificar e resolver o problema.
Manutenção Preditiva: um método confiável para evitar falhas
A análise de árvore de falhas é uma metodologia importante para ajudar o gestor a manter a produtividade.
Contudo, nada supera os cuidados propostos pela manutenção preditiva, que identifica e corrige falhas antes mesmo que elas ocorram. Especialmente quando executada por profissionais experientes, como os da MMtec.
Com análises altamente eficientes e modernas, essa técnica é um investimento seguro. Afinal, aumenta a vida útil dos equipamentos, evita perda de produtividade e faz a inspeção e reparos mediante paradas planejadas e rápidas.
Entre em contato com nossos especialistas e descubra como podemos ajudar sua organização a ter uma planta industrial mais produtiva!