Quem trabalha no setor operacional e industrial sabe a importância que o bom funcionamento do seu maquinário possui para manter a produtividade e garantir o volume necessário para impulsionar o seu negócio, não é mesmo?
Acontece que, inserido nesse contexto, está o conceito de manutenção preditiva e o seu papel significativo em garantir que os custos de operação permaneçam baixos e, os equipamentos, sempre nas melhores condições de performance e conservação.
Mas, afinal, como aprovar um budget desses e fazer com que a sua empresa se convença de que a manutenção preditiva pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio?
Acreditamos que tudo se inicia em comprovar os benefícios da manutenção preditiva. E é o que veremos, neste post. Confira!
Como provar que um projeto é viável?
Antes de mostrar a todos que a manutenção preditiva é uma opção viável, econômica e produtivamente, você deve provar o conceito à sua equipe. E isso só ocorre por meio da validação de uma ideia.
E por quê? Porque, ao apresentar as vantagens – e evidenciá-las –, você consegue o alinhamento necessário pra colocar em prática o seu planejamento. Contra-argumentos, quem pode dizer o oposto de suas afirmações?
E, no caso da manutenção preditiva, trata-se de pesquisar os efeitos desse tipo de modalidade inserida em sua empresa e acompanhar como esses resultados podem conferir mais produtividade, economia e assertividade nos processos.
Ou seja: ao analisar o maquinário e sua relação produtiva ao longo de um período específico, há como mensurar com precisão dados relevantes e também apontar as principais causas de perda de produtividade ou de custos com manutenções corretivas.
Isso sem falar que é possível identificar o tempo produtivo e avaliar quanto será economizado ou quanto desperdício será evitado com os benefícios da manutenção preditiva. O importante, aqui, é analisar internamente como melhorar o ambiente de trabalho.
Coloque um teste em ação
Para comprovar os seus argumentos, que tal experimentar o serviço uma vez?
Assim, você tem em mãos os resultados obtidos por meio dessa experiência e, posteriormente, pode usá-los em seu favor. Principalmente, para apresentá-los à proposta de adesão da manutenção preditiva em sua empresa.
O que volta ao argumento anterior: com dados que comprovem os benefícios da manutenção preditiva, nada impedirá que validem a sua proposta e, assim, sua empresa possa dispor da manutenção preditiva como parte do calendário do seu negócio.
A importância da manutenção preditiva
Agora que sabemos os caminhos para obter a aprovação de um budget de manutenção preditiva, vamos entender de quais maneiras ela pode fazer a diferença em sua empresa.
A começar pelo impacto direto desse tipo de serviço em apontar as reais condições dos equipamentos, feito a partir da coleta de dados monitorados e inspecionados.
Isso aponta, por exemplo, o desgaste ou degradação de peças e componentes, a vida útil das máquinas e as condições ideais para usufruir do maquinário e, assim, prolongar o tempo de uso.
É fácil de compreender, inclusive, o quanto esse tipo de informação pode ser significativa para a sua empresa, não é?
Afinal, essa coleta de dados minimiza o tempo de interrupção produtiva por conta de um funcionamento inadequado dos equipamentos ou para trocar peças.
Com isso, é possível se planejar melhor para essas manutenções e, consequentemente, a sua empresa não perde um precioso tempo de produção e desponta como uma empresa mais segura e produtiva.
Sem falar que a manutenção preditiva é um investimento inferior à substituição de equipamentos por conta de um problema que poderia ser facilmente evitado com essa análise, não concorda?
Isso tudo, somado, permite gerar ampla vantagem competitiva para a sua empresa, que vai interromper cada vez menos a sua produção, contar com manutenções agendadas e, ainda, contar com a melhor eficiência do seu equipamento e aparelhos.