Contrato Corporativo x Contrato local: vantagens e desvantagens da Manutenção Preditiva: Enquanto empresas se pautam por um planejamento palpável e objetivo, existe também um elemento nessa equação que é fundamental para o cumprimento de objetivos: a previsão.

E não estamos falando do tipo de previsão pautado pelo acaso, mas aquele evidenciado por fatos, e que pode tornar o planejamento muito mais próximo de sua realidade e imune a riscos e imprevistos.

Nesse sentido, a manutenção preditiva tem um papel significativo no desenvolvimento de uma rotina mais segura e qualitativa. Por isso, vamos ver neste post as principais vantagens e desvantagens da manutenção preventiva, e como acomodá-la em um modelo de negócio vantajoso para todos os envolvidos.

Contrato Corporativo x Contrato local: Confira!

O que é a manutenção preditiva

Embora já tenhamos falado algumas vezes, aqui no blog, vale o reforço: a manutenção preditiva é um método de inspeção dos equipamentos e maquinários de empresas com o objetivo principal de avaliar o período mais adequado para substituir os componentes e peças.

Assim, ocorre uma otimização pontual do processo, reduzindo a quantidade de imprevistos e problemas no maquinário, decorrentes do mal funcionamento de um deles. E isso evita, consequentemente, que se tenha mais custos com a manutenção corretiva e também com o período improdutivo de sua equipe quando o equipamento não está em produção.

O termo, inclusive, pode ser recente, mas a manutenção preditiva já vinha sendo disseminada desde meados da década de 1970 – anteriormente conhecida como manutenção preventiva sistemática. Agora, além de um termo renovado, tem-se também a popularização desse modelo de conferir mais segurança à rotina de sua empresa.

As vantagens e desvantagens da manutenção preditiva

Ao ter mais controle das condições reais das suas máquinas, fornecidas a partir das análises realizadas durante a manutenção preditiva, a sua empresa se organiza melhor. Por isso, muitas empresas avaliam não apenas a necessidade desse tipo de manutenção, mas também as possibilidades de terceirizar ou concentrar internamente esse tipo de serviço.

Afinal, entre as principais vantagens da manutenção preventiva, podemos apontar as seguintes:

Tecnologia e conhecimento

A sua empresa fica melhor amparada por um serviço que se alinha às principais tendências de mercado, conferindo um serviço no qual as previsões se tornam mais confiáveis. Conhecimento e tecnologia unidos em prol de uma manutenção preditiva de qualidade.

Equipamentos disponíveis por mais tempo

Não apenas a confiabilidade é enaltecida, mas a disponibilidade do seu equipamento produtivo. Afinal, ao manter um rigoroso padrão de controle do maquinário, você compreende por quanto tempo poderá utilizar as máquinas em seu ápice de performance até que deva substituir peças e outros componentes.

Produtividade e perdas minimizadas

Na indústria, principalmente, é comum que as empresas enfrentem períodos de inatividade decorrentes de algum equipamento danificado. E cada segundo improdutivo custa dinheiro.

Com a manutenção preditiva, esse obstáculo é minimizado, uma vez que vocês terão pleno conhecimento de quando realizar os devidos reparos para que esse tipo de imprevisto não ocorra mais em seu dia a dia.

Economia no orçamento

A manutenção preditiva é um investimento, ao passo que, ao se apoiar apenas na manutenção corretiva, a sua empresa está arcando com custos que poderiam ser evitados.

Sem falar que, muitas vezes, esperar para que uma máquina apresente um defeito para repará-la pode sair muito mais caro do que investir em manutenção preditiva e comprar somente a peça necessária para o futuro reparo antes que o equipamento apresente defeitos.

Agora, vale ressaltar que, neste artigo vamos falar das vantagens e desvantagens da manutenção preditiva, sendo que os aspectos que devem ser ponderados apenas se limitam a:

 Atenção maior ao orçamento

Como dissemos, a manutenção preditiva é um investimento. Logo, é de se imaginar que você passará a adquirir algumas peças e direcionar o orçamento em outros aspectos para manter a sua empresa preparada a solucionar rapidamente qualquer tipo de situação envolvendo o maquinário.

Inclusive, nesse aspecto, vale a pena refletir sobre o contrato corporativo ou o contrato local para trabalhar com a manutenção preditiva.

Entretanto, o planejamento é fundamental para avaliar a melhor opção para as suas necessidades e objetivos de sua empresa. A desvantagem, nesse aspecto, é apenas uma avaliação detalhada para que o seu investimento seja justificado.

Erro na escolha das análises de equipamentos

Por fim, a manutenção preditiva pode não se mostrar eficiente se os profissionais contratados ou a empresa escolhida para o serviço não apresentarem o melhor tipo de análise.

Nesse caso, a escolha deve ser rigorosamente feita a dedo. Por isso, contar com empresas conhecidas e de respaldo para realizar o serviço ajuda a potencializar e reduzir, respectivamente, as vantagens e desvantagens da manutenção preditiva.

 

Baixe aqui nosso E-book de Casos de identificação de falhas!

Casos de Identificacao de falhas

Open

Solicite um Orçamento