O correto cálculo do ROI na manutenção preditiva é fundamental para o sucesso de toda estratégia neste setor. 

Afinal, a manutenção preditiva ajuda empresas a preverem possíveis falhas de equipamentos. Além de solucioná-las antes que se transformem em reparos caros ou tempo de inatividade.  

Contudo, é muito importante mostrar que esses cuidados preditivos fazem sentido, oferecendo uma validação quantificável de que os benefícios garantem um bom investimento. 

Mas obter uma estimativa eficiente envolve lidar com alguns desafios. Conheça os principais deles a seguir – além das melhores soluções para um bom cálculo do ROI na manutenção preditiva. 

Importância do ROI na manutenção preditiva 

O retorno sobre o investimento, comumente referido como ROI, é uma métrica crucial na economia empresarial.  

Ela quantifica os ganhos financeiros de um investimento em relação ao seu custo. Com esses dados em mãos, as empresas podem tomar decisões financeiras informadas. 

Mas como é feito o cálculo do ROI na manutenção preditiva? O cálculo consiste na divisão dos benefícios financeiros obtidos por meio da redução dos custos de manutenção, melhoria da vida útil do equipamento e diminuição do tempo de inatividade pelo custo total de implementação e operação do programa de manutenção preditiva. 

Desafios do cálculo do ROI na manutenção preditiva 

Como você pode ver, o ROI é fundamental para o sucesso de um programa eficiente de manutenção preditiva, equilibrando custos com benefícios.  

Porém, o cálculo depende de uma série de questões que influenciam o ROI. Entenda melhor a seguir. 

Dados históricos confiáveis 

Um dos principais obstáculos para o cálculo do ROI da manutenção preditiva é a ausência de dados históricos que permitam estabelecer o desempenho básico de cada ativo. 

Assim sendo, é preciso ter sistemas de monitoramento que forneçam dados confiáveis e contar com o apoio dos profissionais que atuam na linha de frente. Esses operadores costumam oferecer informações valiosas sobre a máquina que comandam. 

Entre os dados a serem considerados para realizar o cálculo do ROI na manutenção preditiva, temos: 

  • Sensores de temperatura e pressão: monitorar as variações de temperatura e pressão permitem detectar anomalias perigosas. É o caso de superaquecimento, vazamento ou problemas relacionados à pressão;  
  • Monitoramento de vibração: padrões de vibração incomuns costumam indicar desequilíbrio, desalinhamento ou desgaste, indicando a intervenção rápida, antes que ocorram falhas graves; 
  • Controle de umidade: medir os níveis de umidade evita corrosão, crescimento de mofo e outros problemas que, sem solução, vão afetar o desempenho do equipamento; 
  • Dados operacionais: horas de funcionamento e ciclos e condições de carga são dois exemplos de dados relacionados à operação da máquina que permitem uma visão abrangente do equipamento. Assim, o gestor consegue entender como diferentes condições operacionais afetam a saúde dos ativos. 

 Análise custo-benefício 

O cálculo do ROI na manutenção preditiva envolve o levantamento de custos como contratação ou treinamento de pessoal e os equipamentos necessários para inspecionar as máquinas, entre outros fatores. 

No entanto, esses investimentos devem ser ponderados em relação aos benefícios de longo prazo: 

  • Economia com custos de manutenção reduzidos; 
  • Aumento da vida útil dos ativos; 
  • Redução de acidentes; 
  • Diminuição do tempo de inatividade. 

Ao levantar todos esses benefícios será possível verificar um ROI favorável. Especialmente quando a indústria opta pela contratação de parceiros com ampla expertise e solidez no mercado, como a MMtec. 

A influência da qualidade de informações no cálculo do ROI na manutenção preditiva 

Sem informações confiáveis não é possível criar um plano de manutenção eficiente, que atenda às necessidades da planta industrial. E, sem um planejamento bem elaborado, aumentam as chances de aumentar o tempo de inatividade não programado e de gerar despesas extras com mão de obra e compra de peças sobressalentes. 

Por isso, nossos especialistas desenvolveram o Power BI MMtec, um sistema que facilita a gestão de manutenção industrial em empresas de todos os segmentos e portes. 

Através dela, o gestor acompanha cada máquina por meio online, e em tempo real, consultando possíveis falhas. Assim, fica mais fácil realizar a identificação e classificação de riscos de cada ativo monitorado. 

Dessa forma, seu negócio pode contar com um planejamento seguro de manutenção, elevando a produtividade e ampliando a vida útil do maquinário. 

MMtec: equipe especializada e ROI positivo em manutenção preditiva 

Mesmo com a melhor tecnologia em mãos, o sucesso de sua manutenção preditiva está nas mãos de quem a executa.  

Portanto, eis uma forma eficiente de garantir eficiência no cálculo do ROI na manutenção preditiva: contar com suporte terceirizado, como o que a MMtec oferece. 

Além da economia de tempo e dinheiro na contratação e treinamento de pessoal, deixar sua manutenção preditiva com a MMtec, significa retorno positivo nos cuidados com seus ativos. 

Afinal, são mais de 20 anos de experiência no setor, sempre com o acompanhamento das principais novidades na área e foco total na necessidade de nossos clientes. 

  Gostou deste artigo? Aqui estão algumas sugestões de leitura para complementar seu conhecimento: 

 

Open

Solicite um Orçamento