A exigência pela alta eficiência de produção e o pouco tempo disponível para realizar paradas e manutenções nos equipamentos pode trazer problemas e prejudicar os lucros da empresa.
Peças com defeitos, componentes desgastados ou falta de lubrificante são algumas das causas mais comuns de problemas nas máquinas, que podem acarretar em grande prejuízo se um bom plano de manutenção não estiver em vigor.
É por isso que, mesmo com estratégias de manutenção preditiva montadas, é preciso também pensar na eventual necessidade de realizar uma manutenção corretiva. Mas você sabe o que é ela e como ela ajuda a eliminar os problemas dos seus equipamentos? Continue lendo e descubra conosco!
O que é a manutenção corretiva?
A manutenção corretiva é qualquer manutenção realizada para retornar o equipamento ao seu bom funcionamento. Dependendo do contexto de sua utilização, ela pode referir-se à manutenção devido a uma quebra ou manutenção identificada por meio de um programa de monitoramento da condição da máquina.
A manutenção corretiva realizada devido a uma quebra pode ser planejada ou não planejada. A planejada é o resultado de um plano de manutenção de falhas, enquanto a manutenção corretiva não planejada ocorre devido a uma quebra não identificada pela manutenção preventiva ou a uma falha por falta de um plano de manutenção.
A manutenção não planejada é muito mais dispendiosa do que a planejada, que é agendada devido a um gatilho de condição. Isso permite que a causa raiz do problema seja abordada, fazendo deste tipo de manutenção o ideal.
Quais os objetivos da manutenção corretiva?
Entre os objetivos de um plano de manutenção corretiva planejada, podemos citar:
- Fazer com que o equipamento/máquina volte a funcionar o mais rápido possível, a fim de minimizar a interrupção da produção. Esses objetivos estão diretamente relacionados com a capacidade de produção, os custos de produção, a qualidade do produto e a satisfação do consumidor;
- Controlar o custo da operação de oficinas de reparação;
- Manter o custo da equipe de manutenção sob controle, incluindo o tempo regular e as horas extras dos custos trabalhistas;
- Controlar o investimento em substituição de peças e componentes que são necessários quando as máquinas são reparadas;
- Controlar o investimento necessário para máquinas de backup, que são usadas enquanto a manutenção nos equipamentos principais é realizada;
- Restaurar um ativo à sua performance original;
- Manter a disponibilidade de operação da planta industrial;
- Evitar qualquer falha súbita e dispendiosa no futuro.
Qual a relação entre a manutenção preventiva e a corretiva?
A manutenção preventiva inclui as operações de monitoramento de condição dos equipamentos, que são programadas em intervalos regulares. Algumas tarefas, como medição de temperatura e análise de vibração, devem ser feitas enquanto o equipamento está em operação e outras, como limpeza interna, devem ser feitas enquanto ele está desligado.
Há outros tipos de inspeções de manutenção preventiva, muitas vezes esquecidas, que não podem ser agendadas em intervalos regulares. Essas inspeções podem e devem ser feitas em conjunto com a manutenção corretiva.
Como falamos, a manutenção corretiva é definida como trabalho de manutenção que envolve a reparação ou substituição de componentes que falharam ou quebraram. Para os modos de falha que se prestam ao monitoramento de condições, a manutenção corretiva deve ser o resultado de uma inspeção regular que identifica a falha em tempo hábil para a manutenção corretiva ser planejada e agendada, e então realizada durante uma interrupção rotineira da planta.
Quando a manutenção corretiva é feita, o equipamento deve ser inspecionado para identificar o motivo da falha e permitir que ações sejam tomadas para eliminar ou reduzir a frequência de falhas similares no futuro. Essas inspeções devem ser incluídas no plano de trabalho.
Em um sistema de manutenção bem gerenciado, as inspeções que devem ser feitas durante a manutenção corretiva para um modo de falha específico devem ser listadas, gravadas e avaliadas. Assim, a lista de verificação deve ser anexada ou incluída na ordem de trabalho como um procedimento padrão, incluindo medidas adequadas para cada tipo de máquina.
Integrar inspeções que se relacionam diretamente com falhas em planos de trabalho de manutenção corretiva é uma ferramenta poderosa para melhorar a confiabilidade da planta. E para que você também conquiste esses objetivos, entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas!