Se a gestão de ativos evita prejuízos, quais as consequências de sua empresa precisar enfrentar um dia de produção parada? Uma semana? Ou dez dias?
Refletir sobre esses pontos pode deixar gestores assustados. Mas o tempo necessário para uma manutenção de emergência, causada por uma falha ou a falta de uma peça, pode ser até maior que esse.
Por conta disso, investir na gestão de ativos evita prejuízos e falhas operacionais. Elas podem ser evitadas com um bom plano de manutenção preditiva.
Quer saber mais a respeito? Acompanhe este nosso conteúdo e descubra como a manutenção pode ser parte fundamental da gestão de ativos.
Como resultado, você obtém melhora na economia da sua empresa e poderá cumprir com suas demandas e contratos!
Falhas em equipamentos industriais: por que evitar?
É inegável que uma empresa precisa manter um bom nome no mercado. E, certamente, um dos ingredientes dessa posição é o zelo por todas as suas demandas contratuais. Sobretudo em relação ao prazo de entrega de um determinado produto ou serviço.
Assim, é fundamental manter um processo de gestão de ativos consolidado e produtivo. Esse plano deverá acompanhar regularmente a forma como maquinários, ferramentas e outros bens organizacionais estão funcionando.
Essa gestão de gestão de ativos evita prejuízo e pode ser feita de mais de uma maneira. Acompanhe:
- Esperando que um dos instrumentos de trabalho de uma equipe apresente falhas que apontem a necessidade de uma intervenção e de reparo antes da quebra total, a chamada manutenção corretiva;
- Por meio de manutenções preventivas;
- Adotando práticas de manutenção preditiva.
Apesar das duas últimas terem nomes parecidos e atuarem antes que o maquinário apresente defeitos, elas têm diferenças.
Na manutenção preventiva, o cronograma de ações se baseia o em períodos, sem avaliar a estrutura e o estado da máquina. Por exemplo, horas trabalhadas.
Na preditiva, no entanto, a manutenção se pauta na inspeção sistemática e frequente de parâmetros ou condições de desempenho dos equipamentos.
Portanto, a manutenção preditiva tem por objetivo evitar com que sua linha de produção seja interrompida, buscando e apresentando soluções mais simples.
Além disso, acaba sendo mais econômica e de baixa complexidade, identificando e corrigindo falhas que poderiam representar grandes problemas no futuro.
Portanto, vamos lá: o que é a manutenção preditiva e como ela pode ser a principal parceira da sua gestão? E mais: por que essa forma de gestão de ativos evita prejuízo?
Manutenção preditiva na gestão de ativos evita prejuízos
A manutenção periódica e preditiva é uma das maiores aliadas da gestão de ativos, evitando prejuízos e falhas. Isso porque é capaz de observar futuros problemas que poderão acometer seus maquinários e outros equipamentos industriais.
Esse tipo de manutenção tem por objetivo consertar falhas operacionais antes que elas levem à ruptura do bom funcionamento da sua linha de produção.
Afinal, quando o problema chega a esse ponto, afeta a produtividade de forma encadeada e, muitas vezes, de difícil reparação.
Assim, a manutenção preditiva analisa de forma minuciosa o funcionamento de um equipamento em sua totalidade.
Vai do som que ele reproduz à vibração por ele produzida. Do calor que alguma parte dele pode gerar em demasia ou, ainda, outras falhas menos aparentes, como um balanço desmedido durante a sua utilização.
Essas falhas operacionais são, quando não apuradas, a origem das falhas mais complexas. E a consequência geralmente são quebras que acabam por gerar prejuízos econômicos e para a gestão da produção, que é interrompida.
Assim, a gestão de ativos evita prejuízos quando há um acompanhamento rigoroso das funcionalidades de todos os maquinários e um calendário de inspeções preditivas.
E, sobretudo, na implantação de um processo de manutenção de qualidade com grande espectro de busca por falhas operacionais ou desacordos da operação na plenitude das funções do equipamento.
Gestão de ativos de qualidade é com a MMtec
Conforme vimos, a gestão de ativos evita prejuízos e falhas operacionais que podem comprometer toda a produção da sua empresa. Além de prejudicar sua relação com clientes, fornecedores e, ainda, causando complicações econômicas para o seu negócio.
A melhor forma de evitar esse cenário é o investimento em manutenção preditiva, capaz de apurar falhas operacionais muito antes da sua manifestação em si.
Essas falhas, por mínimas que sejam, criam um cenário de degradação rápida do equipamento, fazendo com que seus investimentos também percam valor rapidamente.
Assim, contar com uma empresa parceira é uma das melhores formas de garantir que o maquinário da sua empresa funcione sempre de forma íntegra.
E afastando dela problemas que podem surgir em decorrência de mau funcionamento, paradas e quebras.
A MMtec é uma empresa especializada em manutenção preditiva. Com nosso time de especialistas, a gestão de ativos evita prejuízos e falhas. Além disso, gera economia, maior durabilidade de suas máquinas.
Fale conosco agora mesmo e saiba como poderemos colaborar para a maior produtividade de sua empresa!