O que esperar da tecnologia 5G na manutenção industrial? Se você está se fazendo essa pergunta, saiba que essa é uma dúvida comum a muitas pessoas.
Afinal, a internet 5G é uma evolução tecnológica que já está presente em mais de 60 países e tem como principal objetivo acelerar a velocidade das conexões digitais. Tanto para os usuários de banda larga como para aqueles conectados às redes móveis.
Além de otimizar o uso da internet para fins pessoais, essa tecnologia também vai impactar bastante as organizações, oferecendo inúmeras vantagens. Inclusive na gestão de ativos.
Neste conteúdo, você vai descobrir as principais características e o que a tecnologia 5G na manutenção industrial pode oferecer ao setor.
Aproveite a leitura!
Principais características e benefícios do 5G
Evolução do atual 4G, a principal característica do 5G é maior velocidade, quando comparado às redes anteriores. Assim, promete acelerar ainda mais os processos realizados no mundo digital e aumentar a produtividade dos seus usuários.
Antes de focarmos na tecnologia 5G na manutenção industrial, vejamos seus prós e seus contras.
Vantagens da internet 5G
Os benefícios da internet 5G, além da rápida velocidade de conexão e a estabilidade, serão:
- Cobertura muito mais ampla;
- Suporta mais aparelhos conectados, por metro quadrado, ao mesmo tempo. E, também, a adoção de tecnologias avançadas;
- Virtualização, ou seja, a transferência de tarefas como roteadores e decodificadores para a nuvem, diminuindo muito o consumo elétrico;
- Fatiamento da rede, permitindo gerenciar as conexões conforme disponibilidade de infraestrutura, latência e taxa de transferência considerando as necessidades do usuário. Havendo acordo entre as operadoras, o cliente de uma pode ser atendido por outra;
- Baixa latência, termo que se refere ao intervalo entre o clique e a resposta entregue pela rede de conexão. Segundo especialistas, esse tempo de resposta será de até 4 milissegundos — cerca de 80 vezes mais rápido que a atual 4G;
- Estabilidade é outro fator positivo na tecnologia 5G na manutenção industrial e qualquer outra área, gerando expectativas para o aumento da automação e a evolução acelerada da Internet das Coisas.
De modo geral, essa tecnologia vai acelerar os processos digitais e aumentar a produtividade e confiabilidade das empresas que a adotarem.
Desvantagens do 5G
Alguns especialistas apontam preocupação com a segurança de dados, tendo em vista um volume ainda maior de aparelhos conectados. Será preciso, portanto, reforçar a proteção digital.
Outro ponto negativo diz respeito aos custos da tecnologia que, no início não deverá ser acessível para todo tipo de empresa.
Em outras palavras, os prós são muito mais significativos, seja no uso da tecnologia 5G na manutenção industrial ou em qualquer outra área.
Tecnologia 5G na manutenção industrial: o que vem por aí?
É verdade que o 5G ainda está em fase inicial em nosso país. Mas os especialistas já apontam o que podemos esperar da tecnologia 5G na manutenção industrial.
Veja a seguir algumas melhorias que ela deve proporcionar, tornando o trabalho do setor mais eficiente e prático. E reduzindo custos no setor.
- Maior previsão de tempo de inatividade e avarias
Todo ano, paradas não planejadas geram rombos milionários no orçamento das indústrias. E as falhas em máquinas representam o principal motivo para essas paralisações.
A tecnologia 5G na manutenção industrial permite maior conexão e agilidade entre os sistemas para obter informações atualizadas em tempo real.
Desse modo, as análises preditivas ficam mais rápidas, precisas e confiáveis, reduzindo a interrupção na produtividade.
- Tecnologia 5G na manutenção industrial e o uso de Realidade Aumentada para reparos
Com uma conexão estável e de baixíssima latência, o 5G possibilita o uso de Realidade Aumentada (RA), tecnologia que faz a interação entre o mundo real e o virtual.
Usando o óculos de RA, o profissional de manutenção tem uma espécie de visão Raio-X das máquinas.
Assim, é possível analisar todas as características internas, sem precisar abri-las. Também facilita o acesso a todas as informações disponíveis sobre o equipamento em ambiente virtual.
Além disso, é possível realizar o reparo à distância. Se o operador não consegue corrigir a falha, poderá transmitir o que está vendo, em tempo real, por meio do óculos.
Do outro lado, graças à tecnologia 5G na manutenção industrial, um outro profissional será capaz de solucionar o problema, direcionando o colaborador que está em campo.
Ou seja, não importa onde o operador estiver, um especialista estará ao seu lado, orientando através da RA. O resultado é maior eficiência, agilidade e economia!
- Monitoramento remoto dos ativos com maior precisão
Pegando carona na tecnologia 5G na manutenção industrial, as fábricas ficam mais inteligentes. Isso significa acompanhar as operações e gerenciar ativos em tempo real.
Com uma conexão estável e rápida, esse acompanhamento remoto é confiável. Assim, eleva a produtividade, otimiza a segurança e a qualidade da planta industrial.
A tecnologia 5G na manutenção industrial não dispensa bons profissionais
Uma conectividade mais ágil e veloz vai colaborar para dar maior eficiência ao trabalho que inspeção e reparos na planta industrial.
Por isso, a tecnologia 5G na manutenção industrial chega para colaborar com o setor, aumentando a confiabilidade e a velocidade de acesso às informações.
Contudo, contar com profissionais altamente capacitados, e alinhados com os últimos lançamentos do mercado, é indispensável.
A MMtec possui mais de duas décadas de experiência em manutenção industrial, utilizando as mais avançadas e assertivas análises disponíveis.
Assim, ajuda seus clientes a obterem a melhor performance de suas máquinas, evitando paradas não programadas que afetam a produtividade e aumentando a vida útil.