Manutenção Corretiva e o alinhamento a laser: Em vista o constante funcionamento de máquinas dentro de uma empresa, testes mostram que aproximadamente 50% das falhas nesses maquinários são apresentadas por desalinhamento de eixos.
A manutenção corretiva com as vantagens do raio laser frente aos sistemas tradicionais de alinhamento são basicamente a rapidez de operação e a confiabilidade.

Como o alinhamento a laser é realizado?

O alinhamento a laser deve ter precisão de leitura até 1 Micron, eliminando erros sistemáticos e rejeitando leituras inconsistentes. A precisão do raio laser chega a ser dez vezes maior do que a do Relógio Comparador.
Simplicidade de procedimento.
As medidas são tomadas clicando um botão, sem ler, anotar, e introduzir manualmente na máquina de calcular, evitando erros sistemáticos de cálculo ou interpretação.

Facilidade de montagem, sobre tudo em eixos logos ou de altos diâmetros, sem que existam deflexões nos suportes mecânicos.
Sendo assim, temos além da precisão a facilidade do processo beneficiando o tempo de execução de reparos.

O alinhamento mecânico é um recurso utilizado pela mecânica, em conjunto de equipamentos rotativos, com a finalidade de deixar as faces do acoplamento sempre com a mesma distância, em qualquer ponto, e no mesmo plano.
O objetivo do alinhamento é garantir o bom funcionamento dos equipamentos rotativos tendo, como característica principal eliminar vibrações, aquecimento e dar maior durabilidade aos componentes.

Quais os tipos de desalinhamentos? 

Radial ou paralelo, angular ou axial e combinado ou misto

Link da imagem: 

https://1drv.ms/i/s!AiM3_WBGTXelgrYc2idA7_dYo_5HvQ

O alinhamento de eixos em equipamentos rotativos é um requisito extremamente crítico, particularmente na industria.
Juntamente com a velocidade, carga de lubrificação e temperatura, a precisão dos alinhamentos prolongam a vida de engrenagens, acoplamentos e outros componentes desse tipo de maquinário.

Para entender um pouco mais sobre cada tipo de desalinhamento é necessário que você avalie dois tipos de visões:

“Vista de Planta” em que você visualiza o alinhamento quando olhando o acoplamento diretamente de cima.

“Alinhamento Lateral” em que você visualiza o acoplamento e eixos, em conjunto, de lado.

Para obter o alinhamento correto tomamos as leituras, observando sempre os mesmos traços referenciais em ambas as metades do acoplamento, em 4 posições defasadas de 90º.
O alinhamento paralelo é conseguido, quando a régua se mantiver nivelada com as duas metades nas 4 posições (0º, 90º, 180º e 270º).

O alinhamento angular é obtido, quando o medidor de folga mostrar a mesma espessura nas 4 posições posições (0º, 90º, 180º e 270º), observando, sempre, a concordância entre os traços de referência.

Quer saber mais ou tirar duvidas? Entre em contato com nossos especialistas.

Open

Solicite um Orçamento