A manutenção baseada em condições evita a aplicação de métodos pouco eficientes. E, ainda, que falhas sejam detectadas antes de se transformarem em graves problemas.
Ou seja, o monitoramento que se baseia na condição real de cada máquina, permite maior agilidade nas correções, redução de custos e maior produtividade.
Acompanhe neste artigo detalhes dessa prática que ajuda a criar uma programação de inspeção e reparos muito mais inteligente à sua planta industrial.
Manutenção baseada em condições evita interrupção na produtividade – mas há outros benefícios
Por meio de monitoramento, a manutenção baseada em condições consegue antecipar o comportamento futuro das máquinas.
Para isso, adota métodos específicos para análise da planta industrial em busca de irregularidades.
Usando equipamentos e técnicas altamente inovadoras, em muitos casos é possível fazer essa avaliação mesmo com a máquina em funcionamento.
Mantendo-se à frente de colapsos que podem crescer exponencialmente sem uma pronta intervenção, a manutenção baseada em condições mantém a organização mais competitiva.
Além disso, garante outros inúmeros benefícios. Entre eles:
- Impede que paradas não programadas ocorram, atrapalhando o planejamento, gerando atrasos e interferindo na qualidade da produção;
- Evita gastos extras com peças sobressalentes compradas em caráter de urgência e com horas extras para execução do serviço não planejado. Ou seja, é um excelente investimento;
- Torna o reparo do equipamento mais ágil. Afinal, a equipe de manutenção baseada em condições sabe o que precisa fazer e tem todas as peças necessárias em mãos;
- Amplia a vida útil dos ativos, que passam a ser muito bem cuidados, seguindo os padrões sugeridos pelo fabricante. Além do mais, a manutenção preditiva impede que uma peça ou acessório com desempenho ruim sobrecarregue outros.
Análises inovadoras permitem estar à frente dos problemas da planta industrial
A manutenção preditiva se baseia em condições identificadas por meio de análises precisas, como as 5 que listamos a seguir. Todas elas disponibilizadas pela MMtec, empresa especializada em manutenção preditiva.
Confira mais informações dessas técnicas a seguir!
- Análise ODS
A análise ODS (Operating Deflection Shapeé) é utilizada para observar, medir e avaliar padrões de vibração de máquina. Sempre considerando a incidência de forças operacionais desconhecidas.
Assim, permite prever o desgaste das partes móveis, dos pontos de fixação e da própria estrutura de um equipamento. Antevendo a necessidade de trocas com alta precisão, minimiza interrupções não planejadas.
Todos os equipamentos em funcionamento produzem vibrações que, com o tempo, levam à uma deterioração natural.
Isso acontece por conta da mudança no processo que distribuiu a energia vibratória dos elementos que constituem a máquina.
Medindo a evolução do nível de vibrações, a manutenção baseada em condições permite obter informações sobre o estado da máquina. Além de evitar deterioração precoce, também evita gastos desnecessários.
- Termografia auxilia a manutenção baseada em condições
Trata-se de uma técnica de inspeção não destrutiva e não invasiva. Tem como base a detecção da radiação infravermelha emitida naturalmente pelos corpos e identificar a temperatura alterada.
Assim, se houver mudança em relação ao padrão previamente estabelecido para um componente, equipamento ou processo, a Termografia permite promover a devida correção.
- Análise de trincas
Mais um método usado na manutenção preditiva baseada em condições. Facilita a detecção de trincas, junta e gota frias, dupla laminação, dobramentos, segregações, etc.
Se baseia na geração de um campo magnético que percorre toda a superfície do material ferromagnético.
Depois, aplicam-se partículas magnéticas sobre a peça, revelando eventuais descontinuidades na superfície. Assim como a o formato e a extensão da descontinuidade.
Emite uma onda ultrassônica, por meio de um transdutor, que percorre o material analisado e realiza a verificação dos ecos recebidos como retorno – pelo mesmo ou por outro transdutor.
Dessa forma, identificamos falhas internas ou espessuras em metais ou não metais.
Tenha maior produtividade e economia com a manutenção baseada em condições
A manutenção industrial, executada por profissionais competentes é uma estratégia importantíssima para o sucesso dos negócios.
Com um cronograma eficiente de inspeção e reparos, a manutenção baseada em condições se antecipa às falhas, agilizando os reparos necessários.
Assim, além de garantir maior longevidade aos ativos, também permite o máximo de produtividade. Sem sobrecarregar as máquinas ou colocá-las em risco.
Tenha uma rotina de manutenção muito mais rápida e eficiente e eleve sua qualidade produtiva e seus resultados.
Fale com os especialistas da MMtec agora mesmo e saiba como!