Já falamos, por aqui, a respeito dos benefícios da manutenção preditiva – e que vão muito além da economia no investimento e no prolongamento da vida útil do maquinário.
Afinal, quando se trabalha com um cronograma pautado em cuidados que visam um desenvolvimento sustentável – tanto ambiental quanto social – estamos também trabalhando com as bases mais estruturais do conceito de sustentabilidade.
Imediatamente, podemos relacionar a manutenção preditiva com uma melhor performance do equipamento, que consome menos e produz com mais qualidade. Mas isso é apenas o básico de uma ideia que discutiremos a fundo neste post. Confira!
O que é a sustentabilidade
O conceito básico de sustentabilidade remete aos esforços em preservar o meio ambiente ao não comprometer os recursos naturais e, tampouco, em agredir o ecossistema por meio de nossa capacidade produtiva.
No âmbito industrial, isso se tornou um verdadeiro desafio, tendo em vista que a capacidade produtiva só tem aumentado, ao longo dos anos, junto com a necessidade em desenvolver a indústria sem esgotar ou desgastar o planeta onde vivemos.
Esses valores, inclusive, estão cada vez mais associados a questões sociais, energéticas e econômicas. Daí, a relevância do assunto no setor industrial.
Mas se engana quem acredita ser a atitude sustentável benéfica apenas para a saúde do planeta. Para a própria empresa a consciência sustentável é altamente positiva. Vamos ver de quais maneiras?
Socialmente, as indústrias se desenvolvem por meio da construção de uma marca preocupada com o meio ambiente, da mesma maneira que passa a educar e orientar os seus colaboradores a praticarem o mesmo. Sabe a velha máxima de que, se cada um fizer a sua parte, o mundo melhora? É por aí.
No aspecto energético, o consumo reduzido de energia elétrica é um dos maiores impactos da indústria ao meio ambiente. Assim, a solução pode vir na conscientização em reduzir o desperdício de recursos naturais, bem como na implementação de energias renováveis para abastecer a indústria – como a energia eólica ou solar.
Por fim, economicamente, a sustentabilidade contribui com o nivelamento entre a produtividade e a economia no consumo de recursos. É algo mensurável gradativamente, mas significativo quando analisado mês a mês.
O que a manutenção preditiva tem a contribuir
Antecipamos, no início deste artigo, que a manutenção preditiva pode ser significativa para reduzir o desperdício no consumo de energia. Isso pode ajudar, consequentemente, na produção de qualidade a um custo mais acessível.
Isso porque o investimento na manutenção preditiva é baixo, se comparado à quantidade de energia e investimento desperdiçados em consertos e substituições de equipamentos, bem como na insistência em máquinas desreguladas, que consomem demais e pouco produzem.
Dessa maneira, ao investir nessa alternativa de cautela em sua indústria, a sustentabilidade é potencializada de diferentes maneiras, como:
- Na diminuição de perdas;
- Na redução de consumo de peças sobressalentes;
- No aumento da produtividade sem consumir mais energia;
- Na otimização do processo produtivo como um todo.
Sem falar que a manutenção preditiva pode ter um papel significativo na identificação de possíveis elementos capazes de contaminar o ambiente, como vazamentos. Isso tudo contribui, em suas devidas proporções, para uma rotina industrial mais segura, produtiva e, claro, sustentável.
Como investir em manutenção preditiva
E então, deu para perceber que a manutenção preditiva não é uma solução apenas benéfica para o seu negócio, mas para o planeta inteiro?
Existem diversas maneiras de usufruir dessas vantagens e aplicá-las em sua indústria e, caso a manutenção preditiva possa ser implementada no seu negócio, convidamos você a acessar o site da MMTEC e conhecer os serviços que a empresa oferece!