A manutenção preditiva garante disponibilidade e proporciona maior segurança aos negócios. Desde que executada dentro de um planejamento bem estruturado e por profissionais capacitados.
Essa metodologia destinada a cuidar dos importantes ativos organizacionais é uma das melhores formas de garantir que a sua linha de produção tenha equipamentos trabalhando em plenas condições de funcionamento.
Assim, evita-se paradas desnecessárias e/ou não programadas, garantindo que seus prazos sejam cumpridos corretamente e que haverá sempre a disponibilidade para novos projetos.
Em contrapartida, sem um calendário de manutenções rigoroso é impossível prever o comportamento da sua linha de produção, dificultando a gestão de ativos, gerando prejuízos à empresa.
O que é uma dor de cabeça extra à já complexa rotina do gestor de manutenção.
Quer saber mais sobre como a manutenção preditiva garante disponibilidade e confiabilidade à sua planta industrial? Então, acompanhe este artigo!
Manutenção Preditiva garante disponibilidade – veja o porquê
Quando se trata de equipamentos industriais não podemos assumir que as falhas operacionais fazem parte do dia a dia da produção.
Isso porque elas acabam por levar a perdas de insumos, interrupção da produção, atraso em entregas, descontentamento de clientes, cancelamento de pedidos e outros pontos que acabam por gerar prejuízos.
Em outras palavras, é essencial que as máquinas estejam disponíveis. Isto é, que tenham a capacidade de exercer plenamente suas funções, conforme preconiza a norma NBR 5462.
Estando associada a funcionamento regular, desempenho das funções para as quais o equipamento foi projetado e condições de uso operacional, por exemplo, a disponibilidade está associada aos cuidados com cada ativo.
Ou seja, a manutenção preditiva garante disponibilidade, evitando quebras e garantindo uma intervenção eficiente e ágil, em momento previamente planejado para isso.
Ao evitar a diminuição de performance de um equipamento, o gestor obtém maior qualidade e produtividade, além de gerar economia e maior segurança aos seus operadores.
E a confiança que sua empresa precisa para fazer bons negócios!
Confiabilidade de equipamentos requer uma gestão eficiente
A manutenção preditiva garante disponibilidade, mas vai além, aumentando o nível de confiabilidade nas máquinas.
Com sua proposta de ação proativa, cuidando dos equipamentos antes que apresentem problemas graves e estabelecendo um plano de ação, esse modelo de manutenção torna a linha de produção mais robusta.
Mas como ter um controle eficiente que permita essa confiabilidade?
Para começar, é essencial avaliar o histórico dos equipamentos, identificando falhas mais comuns, peças substituídas e outros dados que permitirão ter uma visão geral de cada máquina.
Essa avaliação do estado de cada ativo permitirá elaborar uma matriz de criticidade e o cronograma de trabalho da equipe.
Definindo prioridades, documentando a ação da assistência preventiva e avaliando resultados, a manutenção preditiva garante disponibilidade e oferece o apoio necessário para a organização crescer continuamente.
Reduzindo a possibilidade de falhas – e as indesejadas paradas não programadas -, a planta industrial torna-se muito mais confiável.
Consequentemente, a empresa se torna mais competitiva em seu mercado, conquistando maior capacidade produtiva e, por fim, clientes mais satisfeitos.
Substitua falhas por qualidade e disponibilidade
Quando se trata da gestão inteligente de ativos, podemos assumir que ela evita prejuízos ao tornar as falhas e paradas na linha de produção cada vez mais raras.
E como obter esse grande feito? Conduzindo os cuidados com a planta industrial de modo preditivo, e não agindo apenas quando surge um problema nos equipamentos.
Substituindo as falhas por inspeções de qualidade a manutenção preditiva garante disponibilidade e confiabilidade de sua linha de produção como um todo.
E a empresa garante mais eficiência no cumprimento de suas demandas e dos seus prazos, o que acaba também por garantir uma imagem mais cautelosa e pragmática para seu mercado.
Dessa forma, manutenção e gestão de ativos têm tudo a ver com a capacidade produtiva de uma empresa, com sua lucratividade e, sobretudo, com a sua boa imagem!
Quer saber como a manutenção preditiva garante disponibilidade e confiabilidade em sua indústria?