Como você imagina o futuro da manutenção preditiva? Pois nossos especialistas analisaram o mercado e a resposta foi: altamente promissor. 

Atualmente, o cenário parece cada vez mais propício para a metodologia que favorece alguns objetivos mais importantes de toda empresa. A busca pela redução de custos, minimização de falhas e foco na sustentabilidade.  

Quando pensamos na Indústria 4.0, já percebemos uma série de novas tecnologias gerando um impacto positivo na melhoria da produção. Mas não há como falar em melhoria da produção sem falar de manutenção preditiva. 

Essa tendência, só vem ganhando força ao longo do tempo. Pois, cada vez mais, nota-se o valor de antecipar falhas para reduzir erros em sistemas e máquinas.  

Afinal, a gestão de ativos nada mais é do que isso: realizar ações para que a planta industrial esteja em pleno funcionamento. Seja ela de médio ou grande porte. Vamos falar mais sobre isso neste artigo que enfoca o futuro da manutenção preditiva. 

Panorama da manutenção preditiva no mundo 

A manutenção preditiva foi pensada para antecipar e corrigir problemas em máquinas e equipamentos.  

Assim, mesmo antes de uma máquina apresentar falhas, é possível encontrar o erro e corrigi-lo, sem parar o maquinário.  

Imagine um hospital ou uma indústria de qualquer ramo com uma máquina parada. Pois a manutenção preditiva pode prever, com análises avançadas, a necessidade de substituição de uma peça, por exemplo. 

O benefício é imenso. Especialmente quando consideramos que 82% das empresas tiveram tempo de inatividade não planejado nos últimos três anos, a um custo de até US $ 260 mil / hora, com interrupções que duram em média 4 horas.  

Além disso, o fortalecimento da rede 5G fará com que esses avanços no futuro da manutenção preditiva, sejam ainda mais fortes e acessíveis.  

Desse modo, a tendência é experimentarmos uma grande revolução industrial para os próximos anos. Inclusive, contando com tecnologias inovadoras como a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial e o Metaverso

Crescimento é o esperado para o futuro da manutenção preditiva 

A demanda por prolongar a vida útil de máquinas industriais cresce a cada dia. Nesse cenário, a indústria de manutenção preditiva tende a manter seu crescimento. 

Afinal, as organizações precisam maximizar eficiência e tempo de atividade dos ativos. Ao mesmo tempo, devem encontrar meios de reduzir custos, inclusive com a manutenção.  

Como resultado, a manutenção preditiva ganha maior status tendo em vista que ela consegue unir maior eficiência com maior economia. 

Além disso, espera-se que a crescente prevalência de sensores em máquinas também colabore para impulsionar o futuro da manutenção preditiva. 

Como vimos, a adoção da manutenção preditiva entre as indústrias dos mais variados setores traz uma série de benefícios. 

Por isso, especialistas apontam que o mercado global de manutenção preditiva deverá alcançar um valor na casa de US$ 45,5 bilhões, exibindo uma taxa de crescimento anual composta de 21,9%. 

Um crescimento em ritmo mais do que acelerado, se analisarmos os dados de cinco anos atrás, quando o setor somou menos de US$ 1,5 bilhão globalmente.  

Muito disso se deu ao impulso causado pela pressão para estender a vida útil de máquinas e equipamentos. Além disso, houve ainda um aumento substancial dos investimentos em Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Machine Learning (ML). 

Assim, a manutenção preditiva tornou possível minimizar o tempo de inatividade e os custos de manutenção específicos de ativos. 

Meio ambiente e o futuro da manutenção preditiva 

Outro ponto de destaque nessa trajetória está na promoção da sustentabilidade em todo o mundo.  

Pois para garantir que as operações industriais sejam sustentáveis e mais seguras, as tecnologias de dados, análises e manutenção preditiva em tempo real serão essenciais.  

Através delas, será possível fazer avanços substanciais ao meio ambiente, entre eles: 

  • Reduzir a quantidade de energia consumida pelos processos industriais; 
  • Diminuir a quantidade de materiais e peças de reposição desperdiçados; 
  • Aumentar a vida útil dos ativos, diminuindo a depreciação
  • Tomar medidas para reduzir os riscos para a saúde e a segurança do planeta. 

Para saber mais sobre o futuro da manutenção preditiva, indicamos a leitura destes artigos no Blog da MMtec

Open

Solicite um Orçamento